A capital sergipana possui aproximadamente 35 quilômetros de litoral, areia boa para uma bela caminhada, águas mornas e rasas, ótimas para o banho, além de bares e restaurantes com boa infra-estrutura. Destacam-se as praias de: Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. Aracaju fica a 347 km de Salvador e a 287 km de Maceió e o acesso é feito pela BR 101. As ruas são limpas e arborizadas, a cidade tem como principal cartão-postal a orla da praia da Atalaia, repleta de atrativos. Ao longo de seis quilômetros reúnem-se calçadão, quiosques, ciclovia e quadras poliesportivas. Além de um oceanário que encanta a todos os moradores e turistas. No final da orla fica a Passarela do Caranguejo, um trecho tomado por bares e restaurantes com comidas típicas da região, frutos do mar, carne-de-sol, pirão-de-leite e muito caranguejo, onde a noite costuma ser bem agitada com música ao vivo e o tradicional forró pé-de-serra.
Praias
Atalaia, é a mais famosa de Aracaju e mais próxima do centro. É na orla de Atalaia onde se concentram a maioria dos bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Possui atrativos para todos os gostos, quadras poliesportivas, parque infantil, fonte luminosa com o balé das águas, lagos artificiais, e espaço para a prática de esportes radicais. Lá também possui uma praça de eventos muito movimentada. As praias da Aruana e do Robalo possuem coqueiros e quiosques, Robalo possui mar calmo. A praia dos Náufragos tem dunas e areia fina, logo depois fica a Praia do Refúgio com um extensa faixa de coqueiros. Mosqueiro fica na foz do Rio Vaza-Barris com águas limpas e manguezais preservados, além de ilhas que surgem com a maré baixa. Por fim o turista encontra a praia da Caueira que é uma colônia de pescadores.
No norte da capital, às margens do rio Sergipe, a orla do Bairro Industrial vem se destacando como um dos novos atrativos turísticos de Aracaju. Tem ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes, além de uma bela paisagem.
Instalado na orla de Atalaia e em formato de tartaruga, o Oceanário de Aracaju abriga vinte aquários que mostram a diversidade de espécies marítimas e fluviais de Sergipe. Administrado por biólogos do Projeto Tamar o oceanário atrai a atenção de moradores e turistas. Lá pode-se encontrar diversos tipos de peixes, arraias, meros, tubarões lixa, cavalos marinhos, vários crustáceos e tartarugas. O Oceanário de Aracaju ocupa uma área de 1.100 m2. A entrada custa em torno de R$ 8,00 por pessoa.
Outro tipo de passeio é visitar o Centro Histórico, passando pelos Mercados Públicos e conhecendo um pouco da culinária e do artesanato sergipano. Caminhando pelas praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos, pode-se observar os detalhes arquitetônicos da Catedral Metropolitana, e dos Palácios Olímpio Campos e Inácio Barbosa.
No Mirante da 13 de Julho pode-se ver o encontro do rio Sergipe com o mar e o extenso manguezal. Já na Colina de Santo Antônio, fica a famosa Igreja de Santo Antônio. De onde é possível ver a cidade e observar as vias e quarteirões em formato de um tabuleiro, conforme idealizado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro, que coordenou o planejamento da fundação da cidade.
Eventos
Entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2011 acontecerá a já tradicional micareta da capital sergipana, o Pré-Caju, que nesta edição comemora 20 anos de folia. Confira as atrações e a programação do Pré-caju 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acrescente aqui o seu comentário.