A apenas 7 km do Recife fica a histórica e animada Olinda. Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, a cidade abriga um conjunto de construções históricas, com destaque para as igrejas dos séculos XVI e XVII. Nas suas famosas ladeiras e ruas estreitas, o turista encontra casas antigas, ateliês de artistas plásticos e artesãos, além de bares e restaurantes, tudo muito colorido e charmoso. Muito visitada o ano inteiro, Olinda ferve mesmo é no carnaval, onde moradores e turistas se divertem por suas ladeiras, acompanhando os blocos de carnaval com os seus tradicionais bonecos gigantes, maracatus e é claro, muito frevo. Olinda possui boa infra-estrutura com hotéis, pousadas, bares e restaurantes, espalhados pelo sítio histórico e pela orla marítima.
A melhor forma de conhecer o centro histórico é a pé num circuito de aproximadamente 2 horas, mas devido ao sobe e desce nas ladeiras, este passeio exige um pouco de preparo físico, quem preferir pode realizá-lo de carro.
Entre as inúmeras construções históricas da cidade, destacam-se o Mercado Eufrásio Barbosa, onde funciona um centro de artesanato e de apresentações culturais, o Palácio dos Governadores, onde atualmente funciona a sede da Prefeitura Municipal, os Sobrados Mouriscos, construções históricas na Rua do Amparo e na Praça João Alfredo, a Igreja da Misericórdia, com altar folheado a ouro e painéis com azulejos portugueses, o Convento de N. S. da Conceição, construído no século XVI é um dos mais antigos do Brasil, a Igreja de São Salvador do Mundo (Catedral da Sé), com fachada em estilo colonial renascentista e barroco, possui os altares laterais folheados a ouro e azulejos portugueses, lá está o túmulo do arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Heldér Câmara, a Igreja de N. S. do Carmo, a mais antiga igreja da Ordem Carmelita do Brasil, o Mosteiro de São Bento, em estilo barroco e com o altar folheado a ouro, é a mais rica igreja da cidade, lá o turista pode apreciar os cânticos gregorianos, a Igreja de N. S. do Amparo, com imagens barrocas e talhas douradas.
Sem dúvida o carnaval de Olinda é um dos mais famosos e populares do Brasil, a maioria dos foliões saem fantasiados e os blocos saem pelas ladeiras da cidade arrastando milhares de pessoas com suas orquestras de frevo, maracatus e bonecos gigantes. Durante o carnaval, há mudanças no trânsito e linhas de ônibus, algumas são criadas exclusivamente neste período para facilitar o deslocamento dos foliões.
Confira a programação completa do carnaval 2012 no site oficial: http://carnaval.olinda.pe.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acrescente aqui o seu comentário.